Youtube Instagram Facebook Linkedin

Úlcera vascular: do diagnóstico ao tratamento

Úlcera vascular: do diagnóstico ao tratamento
Úlcera vascular: do diagnóstico ao tratamento

As úlceras vasculares, também conhecidas como venosas ou varicosas, são feridas localizadas geralmente nas pernas com difícil taxa de cicatrização. Elas são causadas pela má circulação sanguínea nos membros inferiores, ou seja, quando existe uma dificuldade do sangue em retornar para o coração, ficando parado nas canelas. Esse bloqueio sanguíneo, por sua vez, resulta em edemas e na fragilização da pele. Com isso, qualquer lesão na perna pode se tornar muito preocupante. 

As chances do surgimento das úlceras vasculares são maiores em mulheres, pessoas sedentárias, fumantes, pessoas que costumam ficar muito tempo em pé, e para quem tem predisposição genética ou alguma condição como diabetes e hipertensão, por exemplo.

Sintomas

Os sintomas mais comuns desta condição podem ser notados antes mesmo das feridas aparecerem. Geralmente, os pacientes percebem que a pele fica mais grossa, seca e a coloração fica mais avermelhada, ou até com tons de marrom e roxo na região onde há vazamento de sangue. 

Quando a ferida surge, é possível notar também coceira, inchaço, dor e sensação de queimação no local. Os formatos e as bordas das feridas costumam ser irregulares, geralmente apresentam secreção e a pele em torno delas começa a perder a coloração. 

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo angiologista ou pelo cirurgião vascular, o qual deve avaliar as feridas, os sintomas relatados pelo paciente e verificar o histórico de saúde dele. Além disso, o exame de ultrassom de Doppler poderá ser solicitado para visualizar como anda a fluidez do sangue nos vasos sanguíneos da perna para tratar todas as causas e agravantes do problema, esse exame identifica as veias doentes responsáveis pelo surgimento da ferida.

Tratamento 

O tratamento consiste em, primeiramente, higienizar a ferida e fazer um curativo para evitar infecções e complicações. É necessário repousar com as pernas para cima, usar meias de compressão para ajudar na circulação sanguínea, além do uso de medicações receitadas pelos médicos. 

Existem ainda tratamentos mais modernos, com fisioterapia vascular avançada, com curativos especiais, uso de laser e maquinas mais de estimulo elétrico, visando melhorar a pele, a circulação, e cicatrizar a ferida. 

Cabe lembrar ainda que é possível prevenir as úlceras venosas através de alguns cuidados, como parar de fumar, manter uma dieta saudável, praticar atividades físicas, controlar pressão alta e diabetes e manter um acompanhamento médico com o angiologista e com o cirurgião vascular.

Compartilhe:

Compartilhar Twitter Compartilhar Linkedin Compartilhar WhatsApp
Voltar