Youtube Instagram Facebook Linkedin

Janeiro Branco: o papel da alimentação saudável na saúde mental

Janeiro Branco: o papel da alimentação saudável na saúde mental
Janeiro Branco: o papel da alimentação saudável na saúde mental

A Campanha Janeiro Branco tem como principal objetivo chamar atenção para os cuidados com a saúde mental da população. Sabemos que, infelizmente, esse tópico ainda não recebe a atenção merecida, por isso essa mobilização é importante. A saúde mental é extremamente relevante para o bem-estar e para a elevação da qualidade de vida, sendo assim precisamos nos atentar a alguns hábitos e medidas que a favorecem. 

A boa saúde mental é resultado de pequenos hábitos realizados regularmente, como a alimentação saudável. Alguns estudos recentes comprovaram que pessoas que ingerem muitos alimentos processados e com alta adição de açúcares, por exemplo, têm maior tendência de desenvolver problemas como estresse, ansiedade e depressão.

Mas, afinal, qual é a relação entre alimentação saudável e saúde mental?

Não é novidade que a alimentação saudável proporciona diversos benefícios para a saúde em geral, no entanto isso ainda é pouco explorado com relação à saúde mental. Por exemplo, a deficiência de algumas vitaminas, como a D e a B12, podem ser associadas a fadiga e letargia. Por outro lado, é possível notar que alguns nutrientes podem potencializar as atividades neuroquímicas, reduzindo a chance de desenvolver transtornos mentais.

Já ouviram aquela frase “você é o que você come”? Ela nunca fez tanto sentido: o que acontece é que o que ingerimos tem relação direta com o nosso humor. Quando seguimos uma dieta com uma boa diversidade de nutrientes, há um aumento na produção do hormônio do prazer, a serotonina. Além da sensação de bem-estar, ela também ajuda a regular o sono, o ritmo cardíaco, o apetite, dentre outras funções. 

Indicações de alimentos que podem favorecer a saúde mental

Considerando os diversos benefícios e os impactos observados da alimentação saudável na saúde mental, listamos aqui alguns alimentos e nutrientes com sua eficácia comprovada em relação a esse assunto:

  • Ômega-3;
  • Magnésio;
  • Abacate;
  • Cacau em pó;
  • Canela;
  • Proteínas magras.

Compartilhe:

Compartilhar Twitter Compartilhar Linkedin Compartilhar WhatsApp
Voltar