Segundo dados do Ministério da Saúde, a endometriose é uma doença que afeta uma em cada 10 mulheres no Brasil, sendo uma das grandes responsáveis pelos casos de infertilidade feminina.
Mesmo com números tão preocupantes, o assunto continua sendo nebuloso para boa parte da população. Por isso, convidamos você a conhecer mais sobre ele a partir de agora!
O que é endometriose?
A endometriose é um tipo de processo inflamatório que acomete o endométrio, nome dado ao tecido que reveste internamente o útero.
Quando a mulher não está grávida, esse tecido é naturalmente eliminado do organismo por meio da menstruação. No entanto, nos casos de endometriose, esse mecanismo não funciona da forma como deveria.
Ao invés de ser expelido na menstruação, o endométrio passa a se depositar na cavidade pélvica e se acumular em outras regiões, como na bexiga, ovários, tubas uterinas e intestino. É esse acúmulo que leva ao processo de inflamação conhecido como endometriose.
Quais os sintomas da endometriose?
Assim como todo processo inflamatório, os sintomas da endometriose costumam ser bem incômodos. Entre eles, destacam-se:
Aqui, vale pontuar que a endometriose e os seus sintomas tendem a piorar a cada novo ciclo menstrual. Sendo assim, é importantíssimo buscar ajuda quanto antes ao notar qualquer um dos sinais acima.
E, afinal, existe tratamento para a endometriose?
Uma vez confirmada por meio de exames de imagem, o tratamento para a endometriose geralmente é cirúrgico. O objetivo, aqui, é cauterizar e liberar os tecidos aderidos, para que a paciente tenha mais qualidade de vida.
Medicamentos que modulam a produção do estrogênio, hormônio ligado ao desenvolvimento da endometriose, também são uma alternativa para melhorar os sintomas e evitar que a doença avance.
Caso queira saber mais, os especialistas em ginecologia da Alphaveins estão à disposição!
Compartilhe: