O nome científico dado a varizes estouradas chama-se varicorragia e consiste no sangramento desses vasos, ao liberar sangue para o espaço extravascular e, muitas vezes, sem o tratamento adequado, podem levar a complicações gravíssimas.
Geralmente, são as varizes mais superficiais que estão sujeitas a esse problema, principalmente, devido a traumas mecânicos na região e até uma simples coçada. É possível perceber essa condição através da hemorragia visível ou na presença de hematomas locais que podem provocar dor.
Diante desse quadro, o paciente deve manter a calma e realizar algumas medidas que podem evitar que o paciente fique hipotenso e possa até morrer por conta da perda de sangue. Assim, ele deve:
Então, todos os vasinhos estão susceptíveis a essa complicação. No entanto, ela ocorre, principalmente, em pacientes que possuem hábitos de vida desequilibrados, uma alimentação inadequada, uma vida sedentária e evitando o uso de meias compressoras.
Para evitar esse problema, é preciso cuidar, justamente, do problema de base: as varizes. Ou seja, o que levou à sua formação? Assim, o indivíduo precisa se cuidar mantendo uma dieta equilibrada, praticando exercícios regularmente seguindo as orientações do seu médico.
Lembre-se: varizes estouradas não é algo normal. Procure tratamento e cuidados com um cirurgião vascular.
Compartilhe: