Estilo de vida saudável não impede totalmente as varizes!
São caracterizadas como varizes as veias alongadas, tortuosas, dilatadas e superficiais, que acometem principalmente os membros inferiores. Embora sejam mais comuns em mulheres, também podem aparecer nos homens.
Os hábitos de vida e comportamentos podem implicar no surgimento das varizes. Entre os principais, é possível citar o excesso de peso, ficar muito tempo em pé ou sentado (principalmente durante o trabalho), o hábito de fumar, consumo de álcool em excesso e a falta de atividades físicas.
Os principais sintomas de varizes incluem o inchaço nas pernas, dor nas pernas, ardência, câimbras, dormência, sensação de peso, mudanças na cor da pele e coceira sobre a veia varicosa.
A predisposição genética é um dos principais fatores de risco não evitáveis para as varizes. Dessa forma, os pacientes que possuem familiares de primeiro ou segundo grau com varizes precisam ter atenção redobrada e buscar orientação médica quando necessário.
Além disso, a ação hormonal também predispõe o surgimento das varizes, especialmente entre as mulheres, que apresentam ciclos hormonais e gestação, o que favorece o desenvolvimento e progressão das varizes.
É importante não ficar muito tempo em pé, parado na mesma posição. O mesmo acontece com quem precisa ficar longos períodos sentado. O mais indicado é realizar movimentos ao longo do dia, que faz com que os músculos das pernas façam o sangue circular.
Levantar as pernas por alguns minutos pode ser útil, uma vez que isso ajuda no retorno do sangue até o centro do corpo. Faça isso principalmente durante a noite, em que é comum o inchaço nas pernas e dores nas pernas.
Os exercícios físicos são muito benéficos para a saúde, principalmente no caso das varizes. Uma simples caminhada já é fundamental para a prevenção das veias dilatadas.
Compartilhe: