Youtube Instagram Facebook Linkedin

Quais os Tratamentos para Vasinhos e Varizes?

Quais os Tratamentos para Vasinhos e Varizes?
Quais os Tratamentos para Vasinhos e Varizes?

Varizes e vasinhos possuem, atualmente, muitos tratamentos disponíveis. Tratar essas condições evita que elas compliquem e prejudiquem, ainda mais, a circulação venosa do corpo. Conheça alguns dos principais tratamentos utilizados hoje em dia:

  • Escleroterapia com espuma: A escleroterapia com injeção é uma técnica minimamente invasiva que usa irritantes químicos para fechar veias indesejadas, a depender da substância usada, as veias tratadas podem ser do tipo superficiais ou profundas. O uso do polidocanol, por exemplo, possui uma formulação líquida ou de espuma. Esta última é a mais usada e leva o nome do procedimento.

Assim, a função dessa espuma, quando injetada no vaso, é de provocar a sua esclerose. A principal vantagem do método é que a cicatriz é praticamente imperceptível, dando excelentes resultados estéticos também. Além disso, por ser uma técnica minimamente invasiva, não é considerada uma cirurgia, podendo ser realizada no próprio consultório do cirurgião vascular.

Uma importante característica desse tratamento que merece destaque é que a intervenção é indicada para todos os tipos e graus de varizes, inclusive úlceras varicosas, o que permite um ótimo conforto e recuperação ao paciente, mesmo diante de casos mais graves.

  • Escleroterapia com Glicose: Outro produto, também, usado para o tratamento das varizes é a glicose, mais especificamente, é aplicada uma solução hipertônica de glicose a 50 ou 75% no interior do vaso. A sua ação no interior das varizes é de provocar a sua fibrose, fazendo com ela suma naturalmente, como se nunca tivesse existido.

Diferente do tratamento com espuma, o uso da glicose é apenas indicado para varizes menores.

  • Escleroterapia com laser: durante essa intervenção, costuma-se ser usado o laser chamado de Neodímio:YAG, mais conhecido por Nd:YAG. Como todas as técnicas citadas, o objetivo principal do método é levar à morte do vaso. O uso do laser permite que isso ocorra através da geração de calor, que é absorvido pelas varizes de acordo com o comprimento de onda do laser utilizado.

É preciso se consultar com um cirurgião vascular para se definir qual tratamento é mais eficaz para o caso de cada paciente.

Compartilhe:

Compartilhar Twitter Compartilhar Linkedin Compartilhar WhatsApp
Voltar