O avanço da medicina permitiu tratamentos mais modernos e tecnológicos, inclusive para a cirurgia vascular! Um exemplo é o uso do laser transdérmico, que pode ser utilizado em veias de menor calibre, como os vasinhos e as microvarizes.
O procedimento ocorre por meio da ablação térmica dos vasinhos por meio da emissão de luz. Na técnica, a luz atravessa a pele e acomete o vaso, local em que é absorvido pelo sangue. Assim, ocorre a oclusão e colapso do vaso.
O aparelho do laser transdérmico possui um comprimento de onda específico para os vasinhos, sendo assim, a pele ao redor não sofre com lesões ou consequências provocadas pelo tratamento.
O tratamento a laser para vasinhos pode ser realizado nos membros inferiores, em que a condição é mais comum, mas também para tratar as veias que surgem nas coxas e no rosto.
Entre os principais benefícios do laser para vasinhos, estão o menor desconforto no tratamento, possibilidade de combinação com outros métodos para melhores resultados e menos dor.
Além disso, os cuidados após o laser para vasinhos são bem mais simples, possibilitando um retorno mais rápido para as atividades diárias, uma vez que a recuperação é bem mais rápida e descomplicada. Um cuidado especial é que o paciente não deve tomar sol por cerca de uma semana antes e depois do procedimento, devido à sensibilidade causada pelo laser.
Apenas um cirurgião vascular habilitado é indicado para realizar a técnica de laser para vasinhos. Esse profissional também é o único capaz de realizar um diagnóstico correto da condição, o que possibilitará traçar o melhor plano de tratamento.
Compartilhe: