Youtube Instagram Facebook Linkedin

Dietas que evidenciam proteínas: afinal, por que tão queridas?

Dietas que evidenciam proteínas: afinal, por que tão queridas?
Dietas que evidenciam proteínas: afinal, por que tão queridas?

Atualmente, com o grande acesso à informação, qualquer pessoa que começa a se preocupar um pouco mais com a alimentação consegue encontrar muitos dados sobre os alimentos e seus nutrientes. É possível perceber um desencorajamento do consumo de carboidratos e também um grande “favoritismo” em relação às proteínas, considerando que grande parte dos profissionais continuam ressaltando a importância delas na alimentação saudável.

Isso porque esse macronutriente apresenta diversas vantagens, tanto para saúde como para a estética corporal. Portanto, seguir uma dieta hiperproteica, ou seja, rica em proteínas, pode trazer muitos benefícios. 

Em primeiro lugar, as proteínas garantem mais saciedade do que os carboidratos e as gorduras, além de exigirem que o corpo faça um esforço maior para a digestão delas, consequentemente gerando um efeito termogênico para o corpo, isto é, acelerando o metabolismo para aumentar a queima de calorias. Ainda, ao aumentar o consumo de proteínas e reduzir o de carboidratos, há uma grande redução de calorias ingeridas, fazendo com que as pessoas consigam perder mais gordura. 

As proteínas também são nutrientes fundamentais para a construção de músculos e ganho de massa magra. Dessa forma, é perceptível que uma dieta hiperproteica favorece o emagrecimento e também o ganho de força, além de fornecer micronutrientes essenciais para o organismo, como ferro e zinco, por exemplo.

Entretanto, vale pontuar que essas dietas devem ser prescritas e acompanhadas por um profissional da área, pois, se não controladas, podem oferecer riscos para o organismo. As dietas hiperproteicas podem causar grandes alterações no metabolismo e não são indicadas para todas as pessoas ou situações. É necessário ter cuidado também com o corte de carboidratos, visto que isso pode aumentar as chances de compulsão alimentar, além de outros danos advindos da prática. Procure sempre um profissional para acompanhar sua dieta.

Compartilhe:

Compartilhar Twitter Compartilhar Linkedin Compartilhar WhatsApp
Voltar