Youtube Instagram Facebook Linkedin

A importância do exame de imagem para avaliação da saúde vascular

A importância do exame de imagem para avaliação da saúde vascular
A importância do exame de imagem para avaliação da saúde vascular

Os exames de imagem são grandes aliados dos médicos em geral, pois ajudam na visualização do problema em níveis mais detalhados, possibilitando um diagnóstico correto e um tratamento preciso. No caso da saúde vascular, não é diferente; os exames de imagem são grandes aliados, pois possibilitam um mapeamento completo da circulação, avaliando vasos profundos, não visíveis aos olhos, onde circulam a maior parte do nosso sangue. 

O mais conhecido e importante exame de imagem da área vascular é o Ultrassom Doppler de Membros Inferiores. Este exame possibilita a organização dos dados do sistema circulatório do paciente, ou seja, ele consegue mapear todo o sistema circulatório. Com isso, o médico pode avaliar como está o fluxo sanguíneo em artérias, vasos e veias em diversas camadas da pele. 

Esse é um exame não invasivo e não exige que o paciente receba contrastes. Este exame ainda é capaz de visualizar tromboses, malformações, aneurismas, vasos doentes e outras condições vasculares. A maioria das doenças vasculares pode ser diagnosticadas com o Doppler Vascular. 

A verdadeira importância do exame é que ele permite verificar, além das condições citadas, se há outros obstáculos para o tratamento das varizes e das veias doentes em camadas mais profundas, como na camada gordurosa, muscular ou nas vias do sistema profundo. 

Uma vez que o exame proporciona uma visão e uma avaliação detalhada das estruturas vasculares, o médico pode traçar uma boa estratégia de tratamento, focando em pontos-chave para a resolução do problema.

Compartilhe:

Compartilhar Twitter Compartilhar Linkedin Compartilhar WhatsApp
Voltar