Youtube Instagram Facebook Linkedin

“Minha safena está doente e agora?”

“Minha safena está doente e agora?”
“Minha safena está doente e agora?”

Quando o paciente recebe o diagnóstico de que a safena está doente, é muito comum ocorrer uma angústia com isso, pois acreditam que é algo muito grave. No entanto, o conceito de safena doente é muito complexo. Vamos conversar sobre isso! 

Bom, é válido ressaltar que nem toda alteração na função da safena devera ser tratada, o acompanhamento com medico vascular é sempre necessário, porem vários fatores são levados em consideração ao definir a conduta a ser tomada diante do problema. 

Por outro lado, se for constatado que a safena está dilatada e/ou sofre com insuficiência, e o paciente tem sintomas, medidas devem ser tomadas, uma vez que, na presença dessas condições, o sangue vai se acumulando nas pernas. Por isso, a safena doente pode, sim, ser responsável pela sobrecarga de veias saudáveis, transformando estas em veias varicosas, dilatadas, tortuosas e com função prejudicada.  

Portanto, é fundamental manter o acompanhamento com o médico vascular, e realizar os exames solicitados, como o exame de Doppler, para investigar o que realmente está acontecendo na safena, e quais são os passos a seguir, mais apropriados para cada situação, prevenir é sempre melhor que remediar.

Caso o problema não seja tratado, as varizes podem piorar, causando edema, inchaço, dor, surgimento ou piora das varizes. Além disso, complicações mais graves podem ser desencadeadas, como trombose, formação de úlcera venosa, varicorragia, dermatite e eczema. 

Compartilhe:

Compartilhar Twitter Compartilhar Linkedin Compartilhar WhatsApp
Voltar