As varizes são veias que se tornam tortuosas e dilatadas devido ao acúmulo de sangue, que por sua vez, é provocado pela ineficiência das válvulas internas. As varizes surgem principalmente nas pernas e nos pés, sendo mais comuns em mulheres.
Esta condição deve ser tratada não apenas pela questão estética, mas pelo desconforto sentido pelos pacientes, além dos riscos à saúde, visto que as varizes podem causar outros problemas. Um exemplo é que as varizes podem causar trombose, doença grave caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Portanto, varizes sem tratamento é um risco!
Além disso, a falta de tratamento para varizes pode causar outros problemas, como manchas na pele, feridas, inflamações com dor, infecções oportunistas nas feridas e sangramentos, além de sintomas, como sensação de pernas pesadas, dormências, flebites e úlceras venosas.
O diagnóstico das varizes deve ser feito por angiologista e cirurgião vascular e pode incluir exames como o Ecodoppler, para observar a gravidade do problema e orientar o melhor tratamento.
As opções de tratamento para varizes são variadas. Elas podem ser tratadas com aplicações de soluções, tratamento de varizes a laser, espuma densa, medicamentos ou a cirurgia tradicional das varizes (escleroterapia).
É possível ainda o uso de paliativos que aliviam o desconforto, como meias de compressão e massagens com um creme para varizes, que amenizam a sensação de cansaço nas pernas, característico da doença.
Não deixe de procurar ajuda médica para avaliação e indicação do melhor tratamento no seu caso.
Compartilhe: