As varizes são causadas por problemas na circulação sanguínea e costumam provocar sintomas muito incômodos, entre eles: inchaço nas pernas, sensação de peso, ardência e queimação nas pernas, principalmente ao redor dos tornozelos.
Alguns cuidados devem ser adotados para evitar o agravamento dos sintomas e até mesmo aliviá-los, como elevar as pernas, evitar ficar muito tempo de pé na mesma posição, se movimentar e usar meias de compreensão assim que acordar.
Porém, alguns fatores não podem ser controlados e o calor é um deles. E, diante disso, muitas pessoas notam que as varizes pioram no verão, sendo o inchaço nas pernas ao final do dia uma das principais queixas.
O calor não prejudica o tratamento contra as varizes, uma vez que, hoje, os cuidados estão cada vez mais modernos e existem até tratamentos para varizes sem cirurgia.
Em épocas quentes, além do aumento da intensidade dos sintomas, pessoas que sofrem de varizes precisam ficar atentas aos riscos que a condição traz. A melhor e única maneira de impedir que as varizes tragam complicações, é o tratamento vascular.
O calor dilata os vasos sanguíneos e, consequentemente, piora a circulação, que é o principal motivo do surgimento das varizes. A circulação do sangue se torna mais lenta e pode causar mais incômodos, piorando os sintomas do problema.
O inchaço nas pernas, que é um grande vilão para quem tem varizes, também tende a piorar com as altas temperaturas.
É em períodos muito quentes, como no verão, que as paredes das veias podem sofrer microlesões que resultam no surgimento de novas varizes ou no agravamento das já existentes.
Por isso é importante manter alguns cuidados básicos como: uma boa hidratação e alimentação saudável para controle do peso.
Compartilhe: