Sabe o motivo de muitas pessoas apresentarem resistência só de ouvirem falar sobre alimentação saudável?
Este assunto, ainda hoje, quase sempre é associado a “não poder comer o que é bom”. Mas, neste artigo, queremos lhe mostrar que não precisa ser assim!
Para ser saudável, a alimentação deve ser pautada na moderação e não na restrição. Ou seja, apesar de demandar foco e constância, ela não tem nada a ver com criar uma lista de alimentos proibidos e riscá-los para sempre do cardápio.
Na verdade, as dietas restritivas costumam ser bem perigosas para a saúde, podendo levar a uma carência nutricional e até mesmo a comportamentos compulsivos.
Em contrapartida, quanto mais diversa uma alimentação for, desde que haja equilíbrio, maiores são as chances de que a alimentação saudável realmente se torne um hábito.
O que fazer, então?
Como dissemos acima, não é preciso riscar totalmente alguns alimentos tidos como “vilões” da sua dieta.
O que você deve ter em mente é o seguinte: todo ser humano precisa ingerir boas fontes de carboidrato, proteína, gorduras boas, fibras, sais minerais e vitaminas, e há alguns alimentos que cumprem melhor com esses objetivos. Portanto, leve isso em consideração na hora de escolher o que irá compor o seu prato.
Comer com calma e atenção, realmente respeitando os sinais do nosso corpo, também fará toda a diferença para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.
Primeiro, porque, quando comemos com pressa, nosso organismo demora a avisar que já estamos satisfeitos e isso acaba influenciando na quantidade de alimento ingerido. E segundo que, muitas vezes, somos levados a comer por compulsão ou tédio e não por necessidade.
Quer conversar mais sobre a sua dieta e entender qual é a melhor forma de adotar uma alimentação mais moderada? Entre em contato com os especialistas em nutrição da Alphaveis!
Compartilhe: