É comum que as pessoas acreditem que as varizes são apenas um problema estético, mas não é bem assim! Trata-se de uma questão de saúde, que tem diversos riscos associados, muito além do que a aparência.
As varizes são um problema crônico, que exige tratamento específico constante, uma vez que representam um perigo para a saúde.
Quando não são tratadas, podem evoluir para um problema de insuficiência venosa, cujos sintomas são: sensação de queimação nas pernas, alteração da mudança da textura da pele, dormência e suscetibilidade a sangramento, infecções, úlceras e lesões.
Além disso, a ausência de um tratamento correto para as varizes pode elevar os riscos de tromboflebite, caracterizada pela inflamação superficial das veias. Outra questão é que pode facilitar o surgimento da trombose, que consiste na formação de pequenos coágulos de sangue no interior das artérias e veias, impedindo a circulação do sangue.
Aqueles que possuem varizes apresentam um risco maior do desenvolvimento de trombose das veias, uma vez que a dilatação torna mais difícil a circulação do sangue, favorecendo a formação dos trombos.
A cura das varizes é possível, mas para isso, você deve agendar consulta com um cirurgião vascular habilitado, que vai te avaliar e indicar a melhor opção de tratamento, de acordo com seu caso.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como tirar varizes, mas existem diversos tratamentos para a condição, que vão desde os minimamente invasivos, até as cirurgias. Entre as opções, estão o laser transdérmico, escleroterapia (glicose ou espuma), laser para varizes, crioescleroterapia, radiofrequência, entre outros.
Compartilhe: