Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, não é mesmo?
Mas a grande verdade é que tanto ela, quanto as demais refeições diárias, cumprem com um papel importantíssimo para o correto funcionamento do nosso corpo. Sendo assim, elas não devem ser negligenciadas.
Para aqueles que costumam pular o café da manhã, o almoço ou o jantar, seja por falta de tempo ou por querer emagrecer, temos um alerta a fazer: não comer com regularidade pode impactar a nossa saúde de muitas formas.
Veja, abaixo, os principais pontos de alerta desta prática:
Quando você pula refeições, o seu corpo entra em modo de fome e começa a armazenar calorias em vez de queimá-las. Isso pode diminuir o seu metabolismo e dificultar a perda de peso – causando justamente o efeito contrário que muitos que deixam de comer regularmente esperam.
Ao pular refeições, você impede o seu corpo de receber os nutrientes que precisa para gerar energia. Por isso, o cansaço, a irritação, a falta de foco e as mudanças de humor são tão comuns em quem possui esse hábito.
Outra consequência é a queda dos níveis de glicose no sangue, o que favorece a liberação do cortisol – mais conhecido como o hormônio do estresse.
Quando ficamos muito tempo sem comer, temos uma probabilidade maior de fazermos escolhas menos saudáveis quando a fome bater. Além disso, também temos a tendência de consumir uma quantidade maior de alimentos nessas situações.
Juntos, esses fatores podem abrir portas para uma relação disfuncional com a comida, causando inclusive compulsão alimentar.
Além dos pontos mencionados acima, pular refeições ainda pode causar uma série de problemas a longo prazo, incluindo desnutrição, pressão arterial baixa e tonturas, bem como agravar uma condição de saúde existente.
Se o seu objetivo é emagrecer, investir em refeições equilibradas e nutritivas para fornecer ao seu corpo, os nutrientes e a energia de que ele precisa é o melhor caminho. Os especialistas em nutrição da Alphaveins estão à disposição para apoiá-lo nessa missão!
Compartilhe: