Youtube Instagram Facebook Linkedin

Doença arterial coronariana

Doença arterial coronariana
Doença arterial coronariana

A doença arterial coronariana é uma condição que o coloca em risco de infarto agudo do miocárdio e outras formas de doença cardíaca. Em pessoas que têm doença arterial coronariana, as artérias que fornecem sangue ao coração ficam obstruídas com depósitos de gordura, mais conhecidas como placas de ateromas. Essa condição pode ser prevenida, evitando, assim, complicações.

Entendendo a formação das placas de gordura

A aterosclerose é uma condição na qual depósitos de gordura chamados placas se acumulam dentro das artérias do corpo. As artérias são os vasos sanguíneos que transportam o sangue do coração para os demais órgãos do organismo

O principal componente dessas estruturas é o colesterol, um dos maiores inimigos invisíveis da circulação sanguínea. Existem dois tipos principais de colesterol, o” bom”, também chamado de HDL e o “ruim”, conhecido por LDL. Este último é o mais comprometedor para os vasos.

Quando comemos muitos alimentos ricos neste colesterol, como frituras e doces, acumulamos grande quantidade dessa substância no corpo, o qual não consegue ser eliminado por completo do organismo.

Outras causas possíveis de doenças coronarianas são:

  • Hipertensão;
  • Tabagismo;
  • Diabetes;
  • Obesidade

Complicações esperadas

A gordura originada acaba se aglomerando e formando placas que podem acabar crescendo a tal ponto que acaba bloqueando o fluxo sanguíneo daquele vaso. Outro problema possível é o rompimento dessa estrutura, o que leva ao acionamento de fatores de coagulação que vão formar uma placa ainda mais dura que, também, pode impedir a passagem de sangue e até se romper, simulando, assim, um trombo, bloqueando um grande vaso que pode desencadear um infarto ou um AVC, por exemplo.

Afinal, é possível prevenir?

SIM! A principal forma de prevenção dessas complicações e do próprio colesterol alto é a adoção de bons hábitos de vida, como:

  • Perder peso (se estiver acima do peso);
  • Escolha uma dieta rica em frutas, vegetais e laticínios com baixo teor de gordura. Não coma muitas carnes, doces ou grãos refinados;
  • Pratique exercícios por, pelo menos, 30 minutos por dia na maioria dos dias da semana;
  • Pare de fumar. Peça ajuda ao seu médico, caso tenha dificuldades no processo;
  • Limite a quantidade de álcool que você bebe, evitando a bebida ao máximo.

Precisa de ajuda? Entre em contato com a Alphaveins!

Compartilhe:

Compartilhar Twitter Compartilhar Linkedin Compartilhar WhatsApp
Voltar