Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes que vão iniciar o tratamento das varizes. Afinal, sempre surgem relatos de pessoas que operaram e, anos depois, notaram que as veias dilatadas e tortuosas voltaram a aparecer.
De fato, essa é uma situação possível. Mas, para explicar por que ela acontece, primeiro é preciso compreender o motivo das varizes surgirem.
Entendendo o surgimento das varizes
Enquanto as artérias têm como principal função levar sangue para todas as partes do nosso corpo, as veias têm a função de levar, posteriormente, esse sangue de volta para o coração.
Para que isso seja possível, as veias contam com a ajuda de estruturas anatômicas que direcionam o sangue para cima, as chamadas válvulas venosas.
Em alguns casos específicos e por motivos diversos, o correto fechamento das válvulas pode ser prejudicado com o passar dos anos, fazendo com que o sangue reflua. É justamente a partir desse acúmulo de sangue que as varizes surgem!
Há alguns fatores que podem favorecer o mau funcionamento das válvulas venosas. O histórico familiar, a faixa etária, uso de hormônios e o sedentarismo estão entre os principais.
E qual é a relação disso com o retorno das varizes após a cirurgia?
Como você viu até aqui, o surgimento das varizes é o resultado de um problema maior: a alteração na circulação venosa. Trata-se, portanto, de uma condição progressiva, que tende a evoluir ao longo dos anos.
Quando a cirurgia das varizes é conduzida da forma correta, ou seja, quando todas as veias doentes são tratadas, essas veias em si não retornam. O que pode acontecer, no entanto, é que a progressão da doença resulte no surgimento de novas varizes em veias que, antes, estavam saudáveis.
Se você tem uma pré-disposição para este problema, o segredo está em apostar em ações preventivas que visam melhorar a circulação. A prática regular de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação mais equilibrada são bons exemplos disso!
Quer entender mais sobre os hábitos capazes de retardar o aparecimento de novas varizes após a cirurgia? Visite a Alphaveins para que possamos lhe auxiliar!
Compartilhe: