Nos últimos anos, a dieta low carb passou a ser vista como uma das opções mais promissoras na busca pelo emagrecimento. Mas será mesmo que ela é indicada para todas as pessoas e situações?
Primeiramente, vale explicar: a dieta low carb é uma dieta com baixo teor de carboidratos. Ou seja, ela é baseada em uma redução significativa do consumo de alimentos como pães, massas, arroz, batatas e açúcares, entre outros tipos de carboidratos simples, refinados e industrializados.
Em vez disso, a alimentação dos adeptos ao low carb é composta principalmente por alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis, como carnes, peixes, ovos, nozes, sementes, legumes e verduras.
Por que adotar a dieta low carb?
A principal ideia por trás desta dieta é que, ao reduzir o consumo de carboidratos, o corpo passa a utilizar a gordura como fonte de energia.
Afinal, os carboidratos são a primeira opção de combustível do organismo dada a sua rápida absorção. Logo, quando ocorre essa “troca”, há uma maior queima de gordura e consequente perda de peso.
Em geral, a dieta low carb deve durar no mínimo três semanas, podendo chegar até seis meses em alguns casos. Tudo dependerá das necessidades de cada indivíduo.
Todo mundo pode fazer dieta low carb?
A dieta low carb é considerada uma opção segura para quem deseja emagrecer e melhorar a saúde metabólica. Porém, se feita da maneira incorreta, ela pode comprometer o funcionamento de alguns órgãos essenciais, como o fígado e os rins, principalmente em quem já possui problemas nesta frente.
Para evitar qualquer risco, esse processo deve ser feito com a orientação e acompanhamento de um especialista no assunto. Por isso, antes de iniciar qualquer dieta, consulte sempre um profissional de saúde.
Compartilhe: