Não há dúvidas de que a gravidez é um momento único e especial. Mas, conforme os meses avançam e o bebê cresce, é comum surgirem alguns desconfortos, como inchaço e sensação de pernas pesadas.
Essas mudanças ocorrem devido a dois fatores principais: ao aumento do volume de sangue (que cria uma pressão significativa nos vasos sanguíneos) e às alterações hormonais (que aumentam a dilatação de todas as veias do corpo, tornando-as flácidas).
A boa notícia é que existem algumas dicas simples que podem ajudar a melhorar a circulação durante a gravidez, bem como aliviar muitos dos sintomas que acompanham esse período. Na sequência, vamos listar as principais:
1. Mantenha-se ativa
Fazer exercícios leves, ao menos três vezes por semana, pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea durante a gravidez. O mesmo vale para pequenas caminhadas ou alongamentos ao longo do dia, tendo em vista que ficar sentada ou em pé por períodos prolongados pode piorar o problema.
2. Beba bastante água
A desidratação também piora o inchaço e a má circulação sanguínea, além de favorecer a queda de pressão arterial. Por isso, leve sempre uma garrafinha de água com você e opte por sucos naturais!
3. Faça massagem ou sessões de drenagem linfática nas pernas
Desde que autorizadas pelo médico, essas duas terapias manuais podem ajudar bastante a reduzir inchaços locais e generalizados.
Inclusive, você mesma pode se massagear. Comece pelos tornozelos e vá subindo até as coxas, massageando a região em movimentos circulares e leves.
4. Controle o aumento de peso
Quanto maior for o ganho de peso durante a gestação, maiores serão os desconfortos relacionados à circulação. Portanto, além de praticar alguma atividade física regularmente, é aconselhável adotar uma alimentação balanceada durante esse período.
5. Busque ajuda de um especialista
Se o inchaço e a má circulação sanguínea persistirem ou piorarem mesmo com as dicas acima, é importante consultar um cirurgião vascular. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos ou tratamentos específicos. Caso queira saber mais, a equipe da Clínica Alphaveins está à disposição. Acesse o site para mais informações sobre as nossas especialidades.
Compartilhe: