Youtube Instagram Facebook Linkedin

Atenção! Obesidade é fator de risco para doenças cardiovasculares

Atenção! Obesidade é fator de risco para doenças cardiovasculares
Atenção! Obesidade é fator de risco para doenças cardiovasculares

A obesidade é uma doença crônica que necessita de tratamento constante e multidisciplinar. Também já é de conhecimento comum que esta condição desencadeia diversas complicações que podem ser muito graves para a saúde do paciente, já que sobrecarrega todo o organismo, ocasionando problemas respiratórios, diabetes, alterações no sono, dentre outros.

Junto disso, a obesidade se configura como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Isso porque quanto maior é o sobrepeso do paciente, maior deve ser o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Além disso, o acúmulo de células de gordura aumenta as chances de entupimento das artérias, dificultando a circulação.

Dentre as doenças cardiovasculares mais graves que podem ser causadas pela obesidade, estão: AVC, infarto e hipertensão. A maior preocupação em relação a essas complicações é o risco de sequelas e/ou óbito. 

Tratamentos e prevenção

A combinação da prática de atividades físicas e uma dieta saudável e balanceada constantemente é o melhor tratamento para a obesidade. Com isso, é possível controlar o peso e ainda evitar o desencadeamento das doenças cardiovasculares.

Ademais, em algumas situações, é preciso fazer a associação dessas práticas com administração de medicamentos e, em último caso, a cirurgia bariátrica pode ser indicada. 

Compartilhe:

Compartilhar Twitter Compartilhar Linkedin Compartilhar WhatsApp
Voltar