A veia safena é uma veia importante do corpo, responsável por transportar o sangue das pernas de volta ao coração. No entanto, quando as válvulas dentro dela não funcionam corretamente, o sangue começa a fluir na direção oposta, acumulando-se nas pernas.
É exatamente isso o que chamamos de refluxo da veia safena, um problema que pode causar desde dor, inchaço e cansaço nas pernas até a formação de úlceras e outros problemas de saúde mais graves quando não tratado.
Graças aos avanços da medicina, atualmente é possível contar com opções de tratamento minimamente invasivas para corrigir o refluxo na veia safena e evitar que ele se agrave. Entre eles está o endolaser, técnica sobre a qual falaremos abaixo.
Como o próprio nome sugere, o endolaser é um procedimento que usa a tecnologia a laser para tratar a veia doente. Neste caso, um cateter é inserido na safena por meio de uma pequena incisão na perna e guiado até a área afetada, onde o calor do laser é usado para fechar a veia.
Ao interromper o fluxo de sangue no segmento doente e direcioná-lo para outras veias saudáveis nas pernas, o endolaser melhora a circulação sanguínea do paciente e ajuda a aliviar os sintomas que mencionamos anteriormente.
Por ser considerada uma técnica menos invasiva em comparação à cirurgia tradicional, o endolaser reúne algumas vantagens interessantes, como:
Para realizar o tratamento com endolaser, é necessário passar pela avaliação de um cirurgião vascular. Caso queira saber mais, a equipe da Alphaveis está à disposição.
Compartilhe: