Youtube Instagram Facebook Linkedin

Saiba quais cuidados tomar com alimentação após os 40 anos

Saiba quais cuidados tomar com alimentação após os 40 anos
Saiba quais cuidados tomar com alimentação após os 40 anos

Conforme nos aproximamos dos 40 anos, alguns sinais de envelhecimento tornam-se mais aparentes, a exemplo do ganho de peso. Um dos motivos para isso é que o metabolismo começa a desacelerar e, em paralelo, também ocorre uma redução da massa magra.

Tais fatores apontam para a necessidade de um maior cuidado em relação à saúde e, em especial, para aquilo que colocamos no prato. Uma vez que nosso organismo precisa de nutrientes específicos para funcionar bem a partir dos 40 anos, separamos algumas dicas do que deve mudar na dieta de quem já chegou nesta idade:

1. Consuma alimentos ricos em cálcio

A partir dos 40 anos, a perda de massa óssea começa a desacelerar. Por isso, é importante consumir alimentos ricos em cálcio, como leite, queijos, iogurtes, sardinha, brócolis e amêndoas, juntamente com fontes de vitamina D para ajudar na absorção.

2. Reduza o consumo de açúcar e gorduras saturadas

Alimentos ricos em açúcar e gorduras saturadas podem contribuir para o ganho de peso e, consequentemente, para o surgimento de doenças cardiovasculares e diabetes. Por isso, é importante optar por opções mais saudáveis.

3. Invista em ômega 3, vitamina B12 e magnésio

Esses três elementos também são essenciais no controle de algumas condições que surgem com mais frequência nesta faixa etária.

O Ômega 3, por exemplo, possui ação antioxidante capaz de reduzir o colesterol ruim. Enquanto isso, o magnésio ajuda a prevenir a hipertensão, espasmos musculares e doenças cardíacas.

Já a vitamina B12, muito presente em proteínas animais, contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, além de ajudar a prevenir a anemia megaloblástica.

Na dúvida, consulte um nutricionista

Antes de iniciar qualquer mudança na sua dieta, é importante consultar um especialista em nutrição. Afinal, ele é o profissional mais indicado para avaliar o seu estado de saúde, estilo de vida e necessidades nutricionais, e indicar uma dieta adequada para você.

Compartilhe:

Compartilhar Twitter Compartilhar Linkedin Compartilhar WhatsApp
Voltar