As safenas são uma das veias superficiais mais importantes do corpo.
Por serem mais calibrosas, se tornam o principal vaso por fazer fluir o sangue dos membros inferiores para o restante do corpo, evitando que ele fique parado e forme trombos. Por isso, se esta estrutura não estiver funcionando adequadamente, podem haver sérias complicações vasculares.
Problemas de uma safena doente
Entre os principais problemas da insuficiência venosa, podemos destacar a estase venosa e o refluxo sanguíneo, sinais indicativos de que a veia safena já não é mais capaz de cumprir a sua função. Assim, o paciente pode apresentar sintomas como inchaço nas pernas, cansaço, dor em membros inferiores e até a formação de coágulos que podem obstruir um vaso, causando a isquemia do membro.
Como confirmar esse diagnóstico?
A ultrassonografia venosa com doppler é o exame capaz de diagnosticar a saúde da veia de safena. Se este vaso for observado com um tamanho e suas funções comprometidas, a safenectomia é uma possibilidade de tratamento para promover a melhora do quadro. No entanto, este procedimento não substitui esse vaso por outro, ele simplesmente retira a estrutura comprometida da perna.
A safenectomia é a cirurgia para a retirada da veia de safena.
Como é feito o tratamento?
A termoablação da safena com endolaser é a melhor alternativa de tratamento, para promover a melhora do quadro. Através de uma punção, guiada por ultrassom, uma fibra de laser é introduzida até o ponto do comprometimento, e através da geração de calor essa fibra promove o fechamento da veia doente, e posteriormente ela é absorvida pelo organismo, deixando de causar problemas.
É um procedimento que não tem cortes, e na maioria dos casos, não requer repouso.
Compartilhe: