Youtube Instagram Facebook Linkedin

O Tratamento de úlceras varicosas

O Tratamento de úlceras varicosas
O Tratamento de úlceras varicosas

As feridas abertas que não cicatrizam causadas por doença venosa crônica são chamadas de úlceras venosas ou úlceras de estase venosa. O local mais comum para esta condição se desenvolver é na região do tornozelo.

Evolução de uma úlcera venosa

As úlceras venosas geralmente começam como pequenas feridas, mas podem se expandir e se tornarem maiores atingindo até toda a circunferência da perna. Geralmente, são desconfortáveis, sensíveis ao toque, rasas, com aparência vermelha na base e podem exsudar ou drenar pequenas a grandes quantidades de líquido.

Essas lesões podem levar meses para cicatrizar, visto que a cicatrização é um processo gradual. Vale lembrar que as úlceras venosas podem voltar mesmo depois de cicatrizadas quando não tratadas adequadamente.

Tratando úlceras venosas

Cada caso deve ser tratado de forma individualizada:

▸Bandagens de compressão: Pessoas com sintomas graves, como úlceras, podem precisar de bandagens com compressão. As bandagens de compressão podem consistir em uma ou mais camadas de um envoltório elástico e podem parecer semelhantes a um molde macio;

▸Medicamentos tópicos podem ser aplicados na pele e, se houver úlceras, podem ser cobertas com curativos especiais antes que as bandagens de compressão ou meias específicas sejam colocadas;

▸Curativos: Usados ​​para absorver o fluido que escorre da ferida, reduzir a dor, controlar o odor, remover células mortas ou infectadas e ajudar novas células da pele a crescer.

Infelizmente, só essas medidas não bastam para o tratamento completo. Para a prevenção das complicações da doença venosa crônica, é imprescindível tratar adequadamente a insuficiência venosa crônica.

Os tratamentos de ablação de veias são projetados para fechar as veias superficiais que têm função alteração em seu funcionamento, com presença de refluxo, por exemplo.

As veias são fechadas de três maneiras:

▸Ablação não térmica: com a ablação não térmica, o médico injeta um produto químico ou usa uma combinação de produto químico e um pequeno fio rotativo na veia doente que faz com que ela se feche. A veia permanece no lugar, mas torna-se ocluída, com sua absorção ao longo do tempo. A ablação não térmica pode ser feita em consultório médico com anestesia local;

▸Ablação térmica: com procedimentos de ablação térmica (por exemplo, ablação por radiofrequência ou ablação a laser), o médico insere um cateter especial na veia doente. A ponta do cateter aquece a veia e a sela por dentro. A veia, também, permanece no lugar, mas não transporta mais sangue. Esses procedimentos não envolvem cirurgia, mas requerem um tipo especial de anestesia local. A ablação térmica muitas vezes pode ser feita no consultório de um médico ou em centro cirúrgico;

▸Ligadura ou remoção de veias: esses procedimentos envolvem cirurgia para remover a veia ou veias doentes. As pessoas que realizam esses procedimentos podem ser tratadas em um hospital, centro cirúrgico ou consultório médico, dependendo do tamanho e do número de veias. As veias são removidas através de pequenas incisões.

E agora? Estou curada das úlceras?

Não, agora vem a parte principal, a prevenção da formação de novas varizes e consequentemente, de novas úlceras. Algumas medidas você pode realizar para aliviar os seus sintomas e evitar problemas futuros:

➞Elevação das pernas: Simplesmente elevar as pernas acima do nível do coração por 30 minutos, pode reduzir o inchaço e melhorar o retorno venoso. Melhorar o fluxo sanguíneo pode acelerar a cicatrização de úlceras venosas;

➞Exercícios: Exercícios que trabalham a musculatura da perna são frequentemente recomendados para reduzir os sintomas. Apontar os pés para baixo e para cima (movimento do tornozelo) várias vezes ao longo do dia pode ajudar a mover o sangue das pernas de volta ao coração, assim como levantar repetidamente os calcanhares do chão para ficar na ponta dos pés, repetindo várias séries deste exercício diário. Isso pode ser especialmente útil para pessoas que ficam sentadas ou em pé por longos períodos de tempo. Caminhar é um bom exercício para ativar a bomba muscular da panturrilha;

➞Terapia de compressão: a maioria dos especialistas considera a terapia de compressão um tratamento essencial para doenças venosas crônicas. As meias de compressão são recomendadas para a maioria das pessoas com doença venosa crônica. Pessoas com sintomas mais graves, como úlceras venosas, geralmente precisam de tratamento com bandagens de compressão ou meias específicas.

Compartilhe:

Compartilhar Twitter Compartilhar Linkedin Compartilhar WhatsApp
Voltar