Youtube Instagram Facebook Linkedin

O mapa da dor nas pernas

O mapa da dor nas pernas
O mapa da dor nas pernas

Um guia pratico para entender os motivos com dicas simples para se livrar desse problema.

Existem inúmeros motivos pelos quais nossas pernas doem. Estes motivos incluem desde doenças graves ate mesmo situações relacionadas ao nosso dia a dia e muitas vezes nem mesmo estão ligadas a uma doença propriamente dita.

Mas e eu? Porque minha perna dói? Eu tenho problema de circulação?

A verdade e que 8 entre cada 10 pessoas tem problemas relacionados a circulação nas pernas. Existem vários fatores de risco e eles dependem muito da idade de cada um, se e homem ou mulher, se tem doenças crônicas, seus hábitos de vida, composição corporal dentre outros fatores….

O ideal e que todos façam uma checkup de sua circulação com medico cirurgião vascular ao menos uma vez ao ano, mas tem varias pistas, que nada mais são que sinais e sintomas que ja podem te trazer uma luz em relação ao seu real dilema.

E sao esses fatores que discutiremos nesse breve guia pratico da dor nas pernas, que alem de entender melhor sua dor, traz dicas simples de atitudes e medidas que ajudam, e muito, amenizar esse problema.

Como e a minha dor?

Dores bem localizadas, que pioram ou limitam o movimento, melhoram ao repouso, ou pioram em certas posições especificas ou ao iniciar um movimento podem ser um sinal de alerta para doenças do nosso sistema musculoesquelético. Essa dor normalmente e causada por algum problema nos seus tendões, ossos, músculos ou articulações. Por mais que você tenha vazinhos ou varizes é improvável que eles doam dessa maneira.

Dores agudas, aquela pontada profunda, acompanhada de choque ou sensação de esquecimento de alguma região das pernas, dor que vem la da coluna e irradia posteriormente as suas pernas podendo chegar ate a ponta dos pés, pode causar ate uma fraqueza nas pernas, em sua maioria são causadas por um desarranjo nos seus nervos, inflamações, pinçamentos, ou ate uma hérnia de disco causando compressão na sua coluna geram esse sintoma que normalmente irradia para os membros inferiores comprometendo sua qualidade de vida.

Aquele necessidade incontrolável de mover as pernas, e o desconforto muito forte caso elas nao sejam movidas, essa e a chamada síndrome das pernas inquietas. Acontece principalmente quando você senta ou deita. Essa condição traz grandes impactos negativos na qualidade de vida, podendo afetar ate mesmo a qualidade do nosso sono. Essa condição tem varias causas, e uma veia doente pode ser uma delas. Deve sempre ser pesquisada nos indivíduos que apresentem tais sintomas. O tratamento dessa síndrome requer o diagnostico correto do porque isso esta acontecendo, pois devemos tratar a causa e não o sintoma.

Pernas cansadas no fim do dia, dor em peso e queimação, sem localização definida, associada a inchaço e mudança na coloração da pele, ou ate mesmo coceira e formigamento nos acende um sinal de alerta em busca da insuficiência venosa, que é quando suas veias doentes não conseguem manter o retorno venoso adequado do fluxo do sangue das pernas de volta ao pulmão, gerando esses sintomas, que nos graus mais acentuados podem vir acompanhados ate do surgimento de feridas na pele, que damos o nome de ulcera varicosa.

Mas você ja fez seus checkup, não tem nenhuma dessas doenças ai de cima, nenhuma doença estrutural, nem na circulação, nem nos nervos nem nos ossos, você pode ter dor por outros motivos que requerem cuidado e tratamento. A fraqueza muscular é uma das causas de você sentir dor nas pernas, a nossa panturrilha precisa fazer o árduo trabalho de mandar de volta ao pulmão todo sangue que foi nutrir nossas pernas, se esse músculo não e forte ele nao consegue cumprir sua função levando aos sintomas de peso e cansaço, longos períodos sentado ou parado em pe na mesma posição também levam a esses sintomas, e podem causar ate mesmo inchaço nas pernas, que posteriormente podem evoluir para doença circulatória por falha nesse mecanismo que chamamos de bomba da panturrilha. Outra causa muito comum de dor nas pernas é o excesso de peso, alem de dificultar também retorno do sangue, esse fator ainda faz com que o seu sistema músculo esquelético seja sobrecarregado, podendo causar dores nas articulações que com o tempo podem causar uma doença ortopédica. A obesidade também e fator de risco e fator de piora para a doença venosa. Alem do mais as pessoas que estão acima do peso tendem a se movimentar menos, o que gera um ciclo vicioso, deixando a estimularão do retorno venoso de lado.

Agora que você ja consegue entender melhor os motivos pelos quais você sente tanta dor nas pernas vamos aprender como amenizar o problema com açoes simples, sem custo algum pra você aplicar no seu dia-dia.

Atividade física: A OMS orienta que adultos saudáveis façam de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ao longo da semana. Não precisa virar um atleta de alta performance, comece aos poucos, meia hora de caminhada por dia, ao menos em dias alternados, se for todos os dias pela regra da OMS com 20 minutinhos você resolve o problema, você ja vai começar sentir os benefícios da atividade física. inclua o movimento na sua rotina, salte do ônibus algumas quadras antes, troque o elevador pela escada, carregue as sacolas do supermercado, limpe a casa, esteja sempre em movimento. A atividade física de trás condicionamento para aproveitar os momentos de lazer, flexibilidade, protege os ossos, fortalece o coração, melhora a citulacao, ajudar regular o colesterol, daria pra ficar eternamente citando os seus benefícios. Procure um medico antes de iniciar a pratica e garanta que não correra riscos. Um corpo melhor condicionado e funcionando bem esta menos susceptível a sofrer com dores.

Controle de peso: manter um peso saudável para sua composição corporal é imprescindível tanto para evitar que as doenças se instalem, quanto para sucesso no tratamento, coma bem, saudável, escolha alimentos de verdade, descasque mais e desembale menos, e se puder consulte um nutrólogo e um nutricionista para entender melhor as necessidades do seu corpo e te ajudarem a alcançar mais saude.

Pernas pra cima: esta parado em casa, bote as pernas pro alto. O nosso sistema venoso trabalha contra a forca gravitacional, fazendo o sangue subir do pe em direção ao pulmão. Quando você coloca as pernas pro alto você da aquele empurrãozinho pro sangue parado ali em baixo e ajuda manter o retorno venoso adequado.

Se exercite entre períodos parado: a cada hora de trabalho sentado, levante, de uma volta, movimente as pernas, vale ate um alongamento. Evite ficar longos períodos parado na mesma posição, essa medida simples estimula também o retorno venoso evitando, e muito, as fortes dores no fim do dia.

Comer menos sal e mais agua: nosso corpo precisa estar suficientemente hidratado para que o sangue circule bem, agua de mais e sal na medida são a formula para essa magica acontecer. Alem do sal que colocamos nas nossas refeições, os alimentos prontos ainda possuem em sua maioria grande teor de sódio, o que acaba gerando retenção de liquido, pois onde o sódio vai ele carrega agua com ele, gerando aquele inchaço indesejado nas pernas acompanhado da sensação de peso e cansaço.

Consulta com cirurgião vascular: agora que você ja esta graduado no tema, é hora de compartilhar todas as suas duvidas com o seu cirurgiao vascular de confiança. O cirurgião vascular é o medico que cuida da saude da sua circulação, por meio de uma avaliação clinica minuciosa, muita conversa, e realização de exames complementares quando necessário, ele é capaz de te ajudar entender o que esta acontecendo com a sua circulação, tratar suas condições já instaladas, e principalmente agir de maneira preventiva através de um acompanhamento regular. Espero que você encontre o parceiro ideal nessa jornada em busca de qualidade de vida, conforto, saude e beleza.

Compartilhe:

Compartilhar Twitter Compartilhar Linkedin Compartilhar WhatsApp
Voltar