Youtube Instagram Facebook Linkedin

O colesterol pode ser o principal inimigo da saúde vascular?

O colesterol pode ser o principal inimigo da saúde vascular?
O colesterol pode ser o principal inimigo da saúde vascular?

Sabia que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de mortalidade no Brasil? Mais precisamente, estima-se que os problemas nesta frente respondam por, pelo menos, 400 mil mortes ao ano apenas no país.

A situação é tão preocupante que existe até mesmo uma data para conscientizar a população sobre o assunto: o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, que acontece hoje, no dia 8 de agosto.
Mas, afinal de contas, qual é a relação entre o colesterol e as doenças cardiovasculares? É exatamente isso o que explicaremos hoje!

Colesterol alto: um inimigo silencioso
Embora o colesterol seja fundamental para o funcionamento do nosso corpo, especialmente na produção das membranas celulares e de alguns hormônios específicos, um índice alto deste lipídio no sangue pode representar sérios riscos à saúde.

O que acontece é, basicamente, o seguinte: em excesso, o colesterol pode se acumular e causar obstruções nas artérias — vasos sanguíneos que transportam sangue para todos os tecidos e órgãos.

Este desequilíbrio, no que lhe concerne, é um dos principais fatores de risco vascular, aumentando a incidência de doenças coronarianas, como infarto agudo do miocárdio, e de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A grande preocupação é que, na grande maioria dos casos, o colesterol alto não apresenta sintomas. É por isso, inclusive, comum encontrar pacientes que só descobriram o problema após um acometimento mais grave, como o infarto.

Como manter o colesterol nos níveis adequados?
Sem dúvidas, os níveis de colesterol no organismo demandam bastante atenção. Daí a necessidade, por exemplo, de realizar exames de saúde com frequência, a fim de confirmar se os índices de gordura no sangue estão dentro dos índices recomendados.

Mas, além disso, há duas recomendações muito importantes no combate ao colesterol: a adoção de uma alimentação mais equilibrada e a prática regular de atividades físicas.

Caso queira saber mais, temos um artigo complementar sobre este assunto que pode ajudar: “A importância de uma boa alimentação para a saúde vascular”!

Compartilhe:

Compartilhar Twitter Compartilhar Linkedin Compartilhar WhatsApp
Voltar