É importante prestar muita atenção nas feridas nas pernas que não cicatrizam, pois esse é um dos sintomas da úlcera venosa, que é ocasionada pela insuficiência profunda ou superficial da circulação de sangue nas veias.
A insuficiência venosa ocorre quando uma veia falha em transportar o sangue de volta ao coração. Um dos principais fatores de risco é a hereditariedade, no entanto, não é o único motivo, que também podem ser o sedentarismo, obesidade, hormonais e tabagismo.
Entre os sinais da insuficiência venosa, estão a hiperpigmentação, veias dilatadas, edema, sensação de peso, dor e coceira. É importante não ignorar os primeiros sintomas das varizes e consultar um profissional vascular, pois o quadro pode se agravar e ocasionar a úlcera venosa.
O diagnóstico da doença é feito por meio de exames clínicos e avaliação dos sintomas.
Um dos tratamentos realizados é por meio da compressão, feita para reduzir a pressão venosa e facilitar o retorno venoso do sangue ao coração, o que aumenta a velocidade do fluxo nas veias e reduz o inchaço.
Lembre-se de tratar suas varizes, pois ignorar esse problema pode ocasionar complicações ainda maiores. O cirurgião vascular é o médico responsável por diagnosticar e indicar o tratamento adequado para cada caso.
Compartilhe: