A doença arterial obstrutiva periférica, como o próprio nome sugere, é ocasionada pelo estreitamento das artérias que levam o sangue às pernas e pés. Essa obstrução ocorre devido ao acúmulo de gordura e outras substâncias na parede das artérias, prejudicando o fluxo sanguíneo e podendo causar complicações.
A principal causa da doença é a aterosclerose, caracterizada pela formação de placas de gordura e tecido fibroso nas paredes das artérias.
Fatores como histórico familiar, idade avançada, colesterol alto, hipertensão, obesidade, diabetes e tabagismo também podem aumentar os riscos da patologia.
Pessoas com a doença podem apresentar sintomas, como pulsações diminuídas ou ausentes das artérias no membro acometido, úlceras (feridas) dolorosas, palidez da pele, dor ao caminhar, escassez de pelos nas pernas ou pés
A prevenção consiste em manter um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios regulares, alimentação equilibrada, manutenção do peso adequado e índice glicêmico controlado.
Prevenir a doença arterial obstrutiva é fácil e só depende de você!
Compartilhe para que mais pessoas saibam disso!
Compartilhe: