O dia 15 de agosto celebra a importância do Cirurgião Vascular, profissional que desempenha um papel vital no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam as veias, artérias e vasos linfáticos. E como o cuidado para com a saúde vascular está no centro dos atendimentos oferecidos pela Alphaveis, não poderíamos deixar de aproveitar essa data para destacar a importância do trabalho desses especialistas.
Se você quer saber mais sobre o que o Cirurgião Vascular faz e quando procurar um, é só vir com a gente!
O cirurgião vascular é um médico especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas aos vasos sanguíneos. Eles possuem uma formação extensa e específica, focada em conhecimentos sobre a anatomia, fisiologia e patologia do sistema vascular. Em linhas gerais, esses profissionais estão aptos a realizar procedimentos cirúrgicos complexos e minimamente invasivos para tratar uma ampla gama de condições vasculares, incluindo vasinhos, varizes, trombose, úlcera varicosa, flebite, doença arterial periférica, entre outras.
O trabalho do cirurgião vascular é de extrema importância. Afinal, ele cuida de um sistema que desempenha um papel crucial no funcionamento do nosso organismo e, consequentemente, na qualidade de vida dos indivíduos. Veias e artérias saudáveis são essenciais para uma circulação sanguínea adequada, o que permite a oxigenação dos tecidos e a remoção de resíduos metabólicos. Em contrapartida, qualquer problema nesta frente pode trazer complicações graves, como a trombose venosa profunda.
Prevenir é sempre o melhor remédio. Por isso, você não precisa esperar o surgimento de algum sintoma para buscar a avaliação de cirurgião vascular: realizar check-ups anuais diminui consideravelmente o número de complicações e mortes por doenças vasculares. Ainda assim, há sinais que indicam a necessidade de buscar ajuda especializada nesta frente quanto antes. Esse é o caso, por exemplo, de dor, inchaço ou sensação de cansaço nas pernas, além de formigamento e dificuldade para caminhar.
A presença de varizes ou vasinhos nas pernas, por si só, também requer atenção. Um cirurgião vascular poderá avaliar a extensão do problema e recomendar o tratamento mais adequado.
Compartilhe: