As varizes se configuram por serem veias dilatadas que aparecem na pele devido a problemas de circulação sanguínea. Assim, o calor torna-se um fator agravante, porque ele consegue dilatar os vasos sanguíneos, o que pode prejudicar a circulação. Por isso, em estações e locais mais quentes, as varizes podem, sim, piorar. Na presença de temperaturas mais elevadas, a circulação fica mais lenta e, consequentemente, gera mais incômodos.
O inchaço, que também costuma ser um sintoma de quem tem varizes, pode piorar no calor. Portanto, é essencial, principalmente no verão ou em locais mais quentes, manter-se hidratado e com uma alimentação balanceada para não potencializar os efeitos do calor sobre as varizes. As meias de compressão também podem ser importantes aliadas nesse momento.
É essencial, ainda, cumprir o acompanhamento médico e os tratamentos para que a condição não piore com o calor. Além disso, para aliviar os desconfortos decorrentes, é recomendável colocar as pernas para cima sempre que possível para aliviar dores e inchaços e também fazer pequenas caminhadas para movimentar o corpo.
Compartilhe: